Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

Parque Cultural Casa do Governador e MAES realizam visita mediada especial em alusão ao Dia da Consciência Negra

Parceria propõe diálogo entre obras do acervo do Parque e a exposição “Territórios Transplantados: A África que vive em nós”, do Museu de Arte do Espírito Santo

O Parque Cultural Casa do Governador realiza uma ação inédita com o Museu de Arte do Espírito Santo (MAES), como parte da programação especial em celebração ao Mês da Consciência Negra. A iniciativa tem como objetivo reafirmar o compromisso das instituições com a valorização e o reconhecimento da cultura afro-brasileira.

A atividade é uma visita mediada que acontecerá no próximo dia 19, às 14 horas, que propõe um diálogo aprofundado entre as obras do acervo do Parque e a exposição “Territórios Transplantados: A África que vive em nós”, da artista Carla Osório, atualmente em cartaz no MAES.

O percurso começa no Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha, e será conduzido pelo educador do Parque e artista Valentim Faria, e por Carla Osório. Juntos, eles guiarão o público em uma experiência que explora os pontos de encontro entre a pesquisa da artista e obras do Parque, conectando a arte contemporânea com as raízes africanas.

Às 15h10, os participantes da atividade seguirão em transporte gratuito disponibilizado pelo Parque até o MAES, no centro de Vitória, com previsão de chegada entre 15h30 e 15h45, para a continuidade da visita e o aprofundamento das discussões propostas pela mostra de Carla Osório. O retorno para o Parque está programado para as 17h.

Oficina de boneca Abayomi

Além da visita mediada, o Parque realiza no dia 20, Dia da Consciência Negra, a oficina de criação de bonecas Abayomi. Conduzida pela educadora do Parque Laira Aquino, a atividade “Abayomi: um encontro precioso” acontece às 14 horas. As inscrições são por ordem de chegada. 

Abayomi em iorubá significa “encontro precioso” e remete à tradição ancestral de acolhimento nos navios negreiros, onde as mães rasgavam retalhos de suas vestes para criar as bonecas, oferecendo afeto e um senso de identidade a seus filhos. A oficina ensina a técnica artesanal de confecção das bonecas feitas apenas com retalhos de tecido preto e amarrações, sem o uso de costura ou cola.

Serviço | Programação Consciência Negra

Visita Mediada: Parque Cultural Casa do Governador e Museu de Arte do Espírito Santo (MAES)

O que é: Diálogo entre o acervo escultórico do Parque e a exposição “Territórios Transplantados: A África que vive em nós”, de Carla Osório 

  • Condução: Artista Carla Osório e educador e artista Valentim Faria.
  • Data: 19 de novembro
  • Locais: Parque Cultural Casa do Governador (Rua Santa Luzia, s/n, Praia da Costa, Vila Velha) e Museu de Arte do Espírito Santo (centro de Vitória)
  • Programação: a visita no Parque começa às 14h. Às 15h10 o grupo irá em transporte gratuito para o MAES. O retorno ao Parque está previsto para às 17h
  • Inscrições: gratuitas pelo link da bio do Instagram do Parque

Oficina de Abayomi

  • O que é: Confecção artesanal de bonecas Abayomi, símbolo de resistência e afeto
  • Data: Dia 20 de novembro (Dia da Consciência Negra).
  • Horário: 14 horas
  • Local: Parque Cultural Casa do Governador. Rua Santa Luzia, s/n, Praia da Costa, Vila Velha
  • Inscrições: gratuitas e por ordem de chegada. Para acessar o Parque basta retirar o ingresso no link https://parqueculturalcasadogovernador.byinti.com/#/ticket/ ou na recepção do Parque

Sobre o Parque Cultural Casa do Governador  

Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e apresenta uma vasta programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação.   

Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com um acervo de 33 obras, sendo 23 permanentes e 10 temporárias, incluindo esculturas, instalações e projetos específicos para o lugar.    

Com uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC). Aberto gratuitamente ao público de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 15h, promove uma interação única entre arte contemporânea, natureza e atividades educativas.    

Conta com patrocínio ouro da EDP e patrocínio prata da Vale, da Shell, do Itaú e do Banestes por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio prata da ArcelorMittal.    

Avisos do Parque  

Para garantir conforto e segurança aos visitantes, bem como preservar o local, conheça as regras do evento no Parque Cultural Casa do Governador:   

É proibida a entrada com bebidas alcoólicas;   

É proibido retirar plantas do parque;   

Não é permitido alimentar os animais;   

Não é permitido utilizar a área da praia, atente-se aos limites sinalizados;   

Não é permitido entrar de biquíni e sunga de praia;   

É permitido entrar com cães, desde que devidamente na coleira;   

É permitida a entrada com bicicletas, mas não é permitido pedalar dentro do parque;   

Não é permitido entrar de carro no Parque, não há estacionamento para o público;

Há um local reservado para fumantes, direcione-se ao local indicado;   

As obras de arte são nosso patrimônio, ajude-nos a preservá-las. Tenha cuidado ao interagir.