Aos 84 anos, o artista multifacetado e pioneiro do tropicalismo vem ao Estado para
Artista multifacetado, um dos ícones da cultura brasileira e um dos pioneiros do Tropicalismo, Jorge Mautner fará uma exclusiva apresentação no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, no próximo dia 11 de dezembro, às 19 horas. A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados no link da bio do Instagram do Parque a partir do próximo dia 1º/12, às 16 horas.
O artista de 84 bem vividos anos está longe dos holofotes desde 2016, mas volta aos palcos em grande estilo para o lançamento de seu novo livro, “Poemas Selecionados”, para apresentar algumas de suas canções mais famosas e para reencontrar o público que há quase uma década esperava por este retorno.
O formato da apresentação reúne no palco parceiros de vida e de trabalho do artista. João Paulo Reys, organizador do livro e colaborador do autor há quase 15 anos, apresentará a publicação ao lado de Fábio Cesnik, advogado da área da cultura e articulador fundamental para a publicação do livro e para a realização dos eventos de seu lançamento. Eles farão a leitura de alguns dos poemas, com comentários sobre seu contexto e criação.
Após essa conversa, Mautner sobe ao palco acompanhado da amiga Cecília Beraba, que toca violão. Juntos, eles prometem um momento delicado e emocionante com algumas das principais canções do artista para celebrar seu legado. Em seguida, Mautner participa do lançamento do livro ao lado de seus companheiros.
Os poemas
“Poemas selecionados” é um livro que reúne a poesia escrita por Jorge Mautner entre 2019 e 2021. Cada um dos mais de 50 poemas é uma meditação sobre um tema que ocupa a mente do autor: os fenômenos da natureza, a experiência das emoções, o estado do mundo, a velhice e a vizinhança da morte. Originalmente publicados em vídeo no YouTube e no Instagram, os poemas encontram, no livro, seu espaço mais solene.
Artista celebrado nas diferentes mídias em que se expressou, premiado do Jabuti ao Grammy, Jorge Mautner se aproxima dos 85 anos de idade, a se completar em janeiro próximo. A gravidade que é própria à idade matiza cada verso.
Ao fim de cada um dos “Poemas selecionados”, há um QR Code que direciona a pessoa leitora para uma gravação em vídeo daquele poema na voz do autor. Assim, será possível transitar entre sua expressão escrita, com a música e o ritmo nessa escrita implícitos, e a sua performance pelo poeta em vídeo. Escritor brilhante, Jorge é também um leitor formidável.
O livro é uma produção independente impressa com apoio do Itaú Cultural. Para colocá-lo na rua, nas mãos dos leitores, o autor tem realizado apresentações públicas como não fazia há muitos anos. Foram dois lançamentos até agora: na Casa da Cultura em Paraty, durante a Flip, e no Centro Cultural São Paulo.
Sobre Jorge Mautner
Jorge Mautner é cantor, compositor, escritor, poeta, violinista, ator e roteirista – um dos nomes mais inventivos da cultura brasileira. Considerado um dos pioneiros do Tropicalismo, colaborou com artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Nelson Jacobina, com quem criou clássicos como Maracatu Atômico.
Na literatura, venceu o Prêmio Jabuti em 1962 com Deus da chuva e da morte, parte da trilogia Mitologia do caos. Também atuou e colaborou em roteiros de cinema, além de ser tema de documentários.
Filho de imigrantes europeus que fugiram do Holocausto, Mautner foi preso durante a ditadura militar e viveu um período de exílio em Londres. Afastou-se dos holofotes em 2016, após sofrer um infarto, e segue compartilhando sua arte mesmo enquanto enfrenta o Alzheimer em estágio inicial.
Serviço
“Poemas Selecionados”, com Jorge Mautner
Lançamento do livro do artista com participação deJoão Paulo Reys, Fábio Cesnik e Cecília Beraba
Local: Parque Cultural Casa do Governador. Rua Santa Luzia, s/n, Praia da Costa, Vila Velha
Data: 11 de dezembro, quinta-feira
Horário: 19h
Ingressos gratuitos: retiradas pelo link da bio no Instagram do Parque (@parqueculturalcasadogovernador) a partir das 16h do dia 1º/12
Avisos do Parque
Para garantir conforto e segurança aos visitantes, bem como preservar o local, conheça as regras do evento no Parque Cultural Casa do Governador:
É proibida a entrada com bebidas alcoólicas;
É proibido retirar plantas do parque;
Não é permitido alimentar os animais;
Não é permitido utilizar a área da praia, atente-se aos limites sinalizados;
Não é permitido entrar de biquíni e sunga de praia;
É permitido entrar com cães, desde que devidamente na coleira;
É permitida a entrada com bicicletas, mas não é permitido pedalar dentro do parque;
Não é permitido entrar de carro no Parque, não há estacionamento para o público;
Há um local reservado para fumantes, direcione-se ao local indicado;
As obras de arte são nosso patrimônio, ajude-nos a preservá-las. Tenha cuidado ao interagir.
Sobre o Parque Cultural Casa do Governador
Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e apresenta uma vasta programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação.
Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com um acervo de 33 obras, sendo 23 permanentes e 10 temporárias, incluindo esculturas, instalações e projetos específicos para o lugar.
Com uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC). Aberto gratuitamente ao público de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 15h, promove uma interação única entre arte contemporânea, natureza e atividades educativas.
Conta com patrocínio ouro da EDP e patrocínio prata da Vale, da Shell, do Itaú e do Banestes por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio prata da ArcelorMittal.
Assessoria de Comunicação do Parque Cultural Casa do Governador
Melissa Künsch
melissa@parquecasadogovernador.com.br
Matheus Nobre
Matheus.nobre@parquecasadogovernador.com.br