14–16

MAIO

2025

Parque Cultural
Casa do Governador

Entrada grátis
Retire o seu
ingresso aqui

DESNATURADA:
CHAMADO ANCESTRAL
por Ailton Krenak

“Desnaturada: Chamado Ancestral” é um convite à reflexão sobre o termo “desnaturada” — a desnaturação da vida no sentido mais pleno, trazendo experiências que visam gerar um futuro em que possamos resgatar nossa ancestralidade. Apresenta um espaço de trocas e ideias da natureza, memória e pertencimento entre os modos de vida da humanidade, uma urgência essencial de nós, seres humanos, nos tornarmos novamente natureza.

O evento acontece nos dias 14, 15 e 16 de maio de 2025, no Bosque de Esculturas do Parque Cultural Casa do Governador. A coleta de programação será disponibilizada no espaço gratuito e político. A inscrição e retirada dos ingressos é feita pela plataforma INTI.

A programação do Parque será intensa, com ciclos e debates no centro da temática do evento, com nomes convidados como Sidarta Ribeiro, Nuriti Bensusan e Fabio Scarano. Haverá também apresentações musicais e de jogos indígenas.

CURADORIA
fOTO 1

AILTON
KRENAK

Ailton Krenak é um líder indígena, escritor brasileiro da etnia Krenak, ativista do movimento socioambiental, filósofo e poeta. Defensor dos direitos dos povos indígenas e da preservação da Amazônia, Krenak é autor de livros, textos e artigos publicados em coletâneas no Brasil e no exterior. Ele é amplamente reconhecido por sua luta incansável em prol dos direitos indígenas e da proteção do meio ambiente.
palestrantes
confirmados
fOTO 1

sidarta
ribeiro

Sidarta Ribeiro é mestre em biofísica pela UFRJ, doutor em comportamento animal pela Universidade Rockefeller, pós-doutor em neurofisiologia pela Universidade Duke, professor titular de neurociência, fundador e vice-diretor do Instituto do Cérebro da UFRN. Publicou mais de noventa artigos científicos em periódicos internacionais. O oráculo da noite é seu primeiro livro pela Companhia das Letras. fOTO 1

FABIO
SCARANO

Fabio Rubio Scarano é Curador do Museu do Amanhã, titular da Cátedra Unesco de Alfabetização em Futuros, e Professor Titular de Ecologia da UFRJ. Engenheiro Florestal e Ph.D. em Ecologia, Fabio atuou nos painéis da ONU para o clima (IPCC) e biodiversidade (IPBES) e foi dirigente no Jardim Botânico do Rio, na Conservação Internacional e na Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável. Recebeu dois Prêmios Jabuti de Literatura na área de Ciências Naturais. Seu livro mais recente é Regenerative Dialogues for Sustainable Futures (Springer, 2024). fOTO 1

NURITI
BENSUSAN

Nuriti é uma ex-humana. Diante de tantos descalabros, desistiu da humanidade, mas continua bióloga. Enquantoisso, reflete sobre paisagens e culturas, formas de estar no mundo e as inspirações da natureza. Insiste em usar a imaginação para ajudar a segurar o céu, escrevendo livros, fazendo jogos e apostando tudo em abrir brechas neste mundo para que a vida, em toda sua intensidade e dignidade, floresça.