Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

Parque Aberto terá Edgar e Paulo Prot em fim de semana gratuito no Parque Cultural Casa do Governador

Música, oficina, feira criativa e gastronomia tomam conta do Parque Cultural Casa do Governador, nos dias 27 e 28 de setembro, em Vila Velha

O Parque Cultural Casa do Governador realiza, nos dias 27 e 28 de setembro, a 19ª edição do Parque Aberto, programação cultural quinzenal e gratuita que movimenta o maior espaço de arte a céu aberto do Espírito Santo, localizado na Praia da Costa, em Vila Velha. O som contemporâneo do artista multifacetado Edgar e o jazz fusion de Paulo Prot dão o tom da tradicional programação quinzenal e gratuita, que movimenta o maior espaço de arte a céu aberto do Espírito Santo.

No sábado (27), às 14h, o público confere o show do paulista Edgar, conhecido por transitar por ritmos do momento, como trap e reggaeton. Na sequência, o DJ Set de Anti Ribeiro comanda a pista com uma seleção pulsante, que transita entre batidas eletrônicas e experimentações sonoras.

DJ Anti Ribeiro. C´reditos da foto: Paulo García

Também às 14h, a educadora Laira Aquino ministra a oficina “Caderno Botânico”. A proposta é ensinar técnicas de catalogação de algumas espécies da flora encontradas no Bosque de Esculturas, aguçando nos participantes a vontade de desenhar as plantas nativas do próprio Parque. A metodologia será baseada no manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas “Árvores Brasileiras”. Para essa atividade, é obrigatório o uso de sapato fechado. Para esta oficina, é importante que o público use sapatos fechados. A participação é por ordem de chegada, e menores de 16 anos devem estar acompanhados por um responsável.

Já no domingo (28), a partir das 12h30, é a vez de Paulo Prot apresentar o show “Perâmbula”, baseado em seu álbum autoral. Acompanhado por um quarteto formado por guitarra, baixo, bateria e gaita diatônica, o artista com mais de 20 anos de carreira explora a fusão entre música instrumental brasileira, jazz e blues. Com faixas como “Fino Trapo”, seu repertório reflete o “nomadismo poético”, criando uma experiência sonora imersiva, marcada por improvisações e riqueza rítmica.

Paulo Prot – créditos da foto: Victória Dessaune

Mais cedo, das 9h às 12h, os artistas Antonio Gonzaga Amador e Jandir Jr. realizam a ação-performance “Descanso”, em que aparecem trajados com uniformes de segurança, propondo reflexões sobre as relações entre as instituições de arte e as pessoas que atuam cotidianamente em suas salvaguardas.

Durante os dois dias de evento, o público também poderá aproveitar a já tradicional Feira Curva, que reúne empreendedores artesanais capixabas, além de uma variada praça de alimentação com food trucks de comidas e bebidas. Além disso, todas as apresentações musicais da programação contam com intérprete em Libras.

A programação é gratuita e acontece no Parque Cultural Casa do Governador. Os ingressos serão disponibilizados online pela plataforma INTI.

Serviço | Parque Aberto 19

Local: Parque Cultural Casa do Governador.Rua Santa Luzia, s/n, Praia da Costa, Vila Velha 

Sábado, 27 de setembro, 08h às 17h, com última entrada às 16h

  • 10h: Visita Mediada
  • 13h às 17h: Feira Curva
  • 13h às 17h: Praça de Alimentação
  • 14h: Oficina “Caderno Botânico”, conduzida pela educadora Laira Aquino
  • 14h: apresentação do rapper Edgar e DJ Set de Anti Ribeiro

Domingo, 14 de setembro, 8h às 15h, com última entrada às 14h

  • 8h às 15h: Feira Curva
  • 8h às 15h: Praça de Alimentação
  • 9h às 12h: ação-performática “Descanso”, com Antonio Gonzaga Amador e Jandir Jr.
  • 10h: Visita Mediada
  • 12h30: apresentação de Paulo Prot

Ingressos gratuitos no link https://parqueculturalcasadogovernador.byinti.com/#/event/parque-aberto-19.

Sobre o Parque Cultural Casa do Governador 

Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e apresenta uma vasta programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação.  

Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com um acervo de 33 obras, sendo 23 permanentes e 10 temporárias, incluindo esculturas, instalações e projetos específicos para o lugar.   

Com uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC). Aberto gratuitamente ao público de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 15h, promove uma interação única entre arte contemporânea, natureza e atividades educativas.   

Conta com patrocínio ouro da EDP e patrocínio prata do Instituto Cultural Vale, da Shell, do Itaú e do Banestes por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio prata da ArcelorMittal.   

Avisos do Parque 

Para garantir conforto e segurança aos visitantes, bem como preservar o local, conheça as regras do evento no Parque Cultural Casa do Governador:  

É proibida a entrada com bebidas alcoólicas;  

É proibido retirar plantas do parque;  

Não é permitido alimentar os animais;  

Temos fumódromo disponível, direcione-se ao local indicado;  

Não é permitido utilizar a área da praia, atente-se aos limites sinalizados;  

Não é permitido entrar de biquíni e sunga de praia;  

É permitido entrar com cães, desde que devidamente na coleira;  

É permitida a entrada com bicicletas, mas não é permitido pedalar dentro do parque;  

As obras de arte são nosso patrimônio, ajude-nos a preservá-las. Tenha cuidado ao interagir.

Deixe um comentário